Quer vitaminas, minerais, fibras e água no mesmo prato? Então a solução (ou uma delas) é a SOPA!
A sopa de legumes é sempre uma excelente forma de iniciar a refeição.
E eu não dispenso! Quer seja de Inverno ou de Verão.
Se ainda precisa de mais motivos para incluir a sopa nas suas refeições, saiba que é um alimento de elevada riqueza nutricional, muito baixo em calorias* e muito barato.
*desde que confecionada sem adição de hidratos de carbono (batata, batata doce, arroz, massa, inhame, feijão, grão, lentilhas) e com pouco azeite.
Que ingredientes devo usar para fazer a sopa?
Eu costumo dizer que não precisa de ter uma receita específica para fazer sopa. Pode usar quaisquer legumes e verduras que tiver no seu frigorífico e/ou congelador.
Repare na variedade de ingredientes que tem à sua disposição para fazer uma base de sopa:
- abóbora, cenoura, cebola, alho, alho francês, courgete com casca, beringela, nabo, aipo, couve-flor, alface, pés de ervas aromáticas, pimento, tomate, brócolos, …
- especiarias, ervas aromáticas e outros: gengibre, curcuma, pimenta, coentros, salsa, hortelã, ,…
Depois da base da sopa triturada pode juntar mais ingrediente(s) inteiro(s) para promover a mastigação. P. ex. agrião, espinafres, repolho, variadas couves, feijão verde, alho francês, ervas aromáticas, sementes de abóbora, sementes de sésamo.
E por último um fio de azeite e (se necessário) uma pitada de sal.
Agende já a sua Consulta de Nutrição Online Aqui
E quando não tenho sopa feita em casa?
Não se atrapalhe!
As superfícies comerciais já têm uma vasta oferta em Sopas, se quiser fazer disto uma rotina nos seus dias sem se estar a preocupar em ter de fazer sopa em casa todas as semanas.
Umas mais calóricas ou com mais sal que outras é certo, mas opções não lhe vão faltar.
Só tem de ajustar a compra aos seus objetivos. Ou seja, se tem um objetivo de perda de peso ou maior controlo glicémico (como eu), opte pelas variedades SEM BATATA. Porque para comer batata, como no prato a acompanhar um peixe ou uma carne!